Idoso, velho, ancião, melhor idade, na verdade, apenas gente. É percebível como os idosos são tratados pela sociedade brasileira. Uma sociedade que está em pleno vapor, num acelerado desenvolvimento. Os idosos são tratados como seres inúteis, pessoas que deram, em sua maioria, a sua juventude ao país, mesmo que, indiretamente.
No Brasil temos o estatuto do idoso, com mais de 100 artigos, garantindo ao idoso benefícios. Que seja garantido ao idoso seus benefícios! Agora, será que é preciso a criação de algo que garanta em lei, o que o idoso deveria ter com ou sem lei? Exemplo: sistema de saúde, entidades de Atendimento ao Idoso, transporte coletivos, trabalho e as demais estâncias. Então, como impor? Tudo faz parte dos valores, que rodeiam uma sociedade.
Imagine. Entra uma idosa no ônibus, estando tal com todos os acentos indisponíveis, inclusive todos os acentos estão preenchidos por jovens, qual será a atitude imediata de um ser consciente? Evidente, que será disponibilizar o acento à idosa. Imaginemos algo diferente, um jovem entra no ônibus de mochila, este também revestido de pessoas, desta vez por idosos. Seria bem educado alguém se oferecer para segurar sua mochila? Porém isso muita das vezes não acontece.
As pessoas hoje estão perdendo os valores, que são conhecidos como atitudes antiquadas, porém não havia necessidade de se cumprir através de leis, algo que deveria estar incutido desde o leito familiar.
Tatiana C. Carmo