sábado, 4 de setembro de 2010

O que um alguém pode demonstrar


Toda sexta-feira no mesmo horário adentrava a porta da sala de aula uma professora de pele clara e branca, com fios dourados cobrindo-lhe a cabeça. Sua estatura era comum e mantinha um corpo jovial, que se completava com uma feição bonita transmissora de serenidade.
Seus passos, para mim, demonstravam inquietude. Contudo, aquela docente conservava minha atenção por um detalhe, que penso ela desconhecer. Ao começar a explicação criavam-se duas poses intrigantes; – algo que gosto de decifrar – encostava o ombro na parede verde segurando um pedaço de giz e jogava-o alguns centímetros acima de suas mãos, através de um movimento sem força e repetitivo. “Porque ela fazia isso?” Perguntava-me com uma curiosidade aguda. Outra mania era manter sua desenhada mão sobre a maçaneta da porta, também quando começava a falar. Tenho certeza que mal ela desconfiava que na primeira cadeira do meio, eu dividia meus olhos e ouvidos entre suas explicações e a decodificação daqueles comportamentos.
Creio que a maneira que se punha era uma forma de liberar uma intensa inquietação. Pois, percebi que a cada dia que aquele ser único colocava seus pés sobre o escorregadio piso da sala, significava um novo dia de desafios e superações - algo que observei que somente ela tinha. Entretanto, não foram esses gestos que prenderam meus pensamentos, mas em uma atitude que se expressava com todos que ela falara. Sei que a mestra – agora entenderam o porquê da sua diferença – não percebia, mas todas as vezes que alguém lhe chamava ela dobrava seus joelhos, qual quem se assenta no ar e colocava seus membros superiores sobre a mesa dos discentes os olhando de forma firme e com doçura, assim atingia a mesma altura de quem estivesse sentado. Confesso que não tenho aquele olhar preciso, no entanto, declaro que nunca gostei de pessoas que escondem os olhos uma das outras.
O jeito de se abaixar era traduzido por mim, como alguém que deixa a condição de autoridade e se iguala para transpor o que pensa. Olhos fixos carregavam uma grande afirmação: “prefiro a sinceridade”. Suas palavras eram intermediadas por uma voz meiga e branda.
Agora é fácil entender porque eu a diferenciava dos outros. A docente não era perfeita, – apesar de desconhecer seus defeitos – todavia, sem dúvida se tivesse que lhe atribuir um adjetivo, este seria excepcional. Até porque quem mais prenderia minha atenção com aquelas poses, que na minha mente fértil ganham significados ocultos?


Tatiana C.Carmo

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